terça-feira, 9 de outubro de 2012

Pele Lisinha - Fotodepilação

Quando o assunto é depilação, só em falar, a gente já se lembra daquela dorosinha da depilação a cera né. Pelo menos comigo é assim. É quase uma sessão de tortura, de certa forma, necessária e presente na vida de muitas de nós. E quando não é a cera, muitas vezes é com a gilete, que também não é muito agradável, pois irrita a pele e o pêlo cresce bem mais rápido. 



Na tentativa de minimiza esse "sofrimento", comecei a pesquisar formas mais efetivas, duradouras e menos dolorosas. A primeira opção que veio a minha mente foi a depilação a laser, contudo, achei o preço um pouco alto (R$ 200,00 por área). Ainda na pesquisa, encontrei a fotodepilação, bem requisitada tanto entre mulheres quanto entre homens, que promete praticamente os mesmo resultados da depilação a laser, só que com um precinho bem mais acessível (média de R$ 55,00 por área). Uma amiga havia me falado desse método e que os resultados eram realmente muito bons, que com a primeira sessão já havia percebido diminuição dos pelos da perna e que com a sessões seguintes, o pêlo diminuiu bastante (ela ainda está concluindo as sessões sugeridas). Nossa amiga aqui e dona deste blog comigo, também começou a fazer fotodepilação e está gostando muito dos resultados. 

Então, decidi começar a fazer também e em breve compartilharei os resultados. E, por ser um método tão interessante, acessível e eficaz, e sabendo que muita gente ainda desconhece esse tipo depilação, dos seus resultados e do seu precinho, resolvi compartilhar com vocês essas informações, para caso você também esteja procurando um bom método para depilação.

Abaixo mais detalhes para que você conheça melhor essa técnica:

A fotodepilação é conhecida por ser a menos agressiva dos métodos com luz pulsada famosos por combater o crescimento dos pelos. Isso porque, por meio desta técnica, realizada com um tipo de luz menos intensa que a do laser, o tratamento enfraquece os pelos conforme as sessões, que variam de seis a dez, dependendo do organismo de cada paciente.


                                        Foto: Terra / Divulgação
Por que são necessárias várias sessões de fotodepilação?


A fase inicial (anágena) é a melhor fase para o tratamento com a Luz Intensa Pulsada, poisatinge o bulbo piloso, 

destruindo as células germinativas e os vasos que o nutrem, inibindo o surgimento de um novo pelo.
Como os pelos encontram-se em diferentes fases de crescimento, são necessárias várias sessões para que todos os pelos 

da área tratada sejam atingidos na fase inicial e assim eliminados.

Na verdade a fase que o pelo tem a maior concentração de melanina é na anágena, e justamente onde a Luz Pulsada age. 

Essa definição é encontrada em todos os trabalhos reconhecidos e publicados mundialmente.


Recomendações para o tratamento de fotodepilação:


- Não utilizar nenhum medicamento fotossensibilizante antes do tratamento. (Ex: Rouacutan)
- Não utilizar produtos agressivos a pele como peelings médicos (ácidos em geral), cremes
compostos por vitamina A e ácido retinóico (creme anti-idade).
- Não realizar métodos de depilação que arranquem o pelo pela raiz no mínimo duas semanas
antes do tratamento. Durante o tratamento nunca usar depiladores mecanicos
- Evitar exposição solar (bronzeamento) por até 2 semanas antes e depois do tratamento.
- É aconselhável que o pelo esteja recém raspado, com lâmina. (1 dia antes do tratamento)
- Evitar utilização de água quente e atividades que aumentem o calor corporal nas 48 horas seguintes ao tratamento.
- Não utilizar produtos que contenham álcool por até 3 dias após o tratamento.
- Aplicar o creme D’pil duas vezes ao dia, 5 dias antes e 5 dias depois do tratamento.
- Realizar a sessão com a pele limpa, sem desodorantes, cremes ou maquiagens.
- Evitar o uso de jeans e roupas justas no dia do tratamento.


 Como realizar um tratamento de fotodepilação

A fotodepilação deve ser sempre realizada sobre a pele limpa, a fim de reduzir a sensibilidade e desconforto. O pêlo é cortado até 1 mm acima da superfície da pele, para que os pulsos de luz se concentrem estritamente dentro do folículo. Um gel de acoplamento óptico resfriado é aplicado sobre a pele e só depois se inicia a utilização da luz pulsada. Durante o procedimento é normal que sejam sentidas sensações de ardor, picadas ou, até mesmo, uma dor ligeira. Após o tratamento, a área depilada é novamente resfriada até que a sensação de queimadura desapareça. A pele pode também ficar com uma tonalidade avermelhada, que por norma, desaparecerá nas duas horas seguintes. Dentro de 7 dias o pêlo desaparece. O intervalo entre as sessões depende da área de aplicação, pois, as diferentes áreas do corpo têm diferentes ciclos de crescimento de cabelo. Em média, o intervalo é de 6-8 semanas, a exceção é a área de lábio superior e no queixo, que podem ser tratados por uma nova sessão após 3-5 semanas.

Riscos associados à fotodepilação

O tratamento de fotodepilação, tal como qualquer outro tipo de intervenção deste género, não está isento de riscos. Começamos pelas contra-indicações relativas a este método de remoção de pêlos. Estes podem incluir doenças agudas e crônicas da pele, tumores malignos e benignos, processos inflamatórios ou doenças infecciosas, transtornos mentais, glaucoma, miopia progressiva diabetes alta, varizes, doenças do coração, a gravidez, bem como uma predisposição para formar quelóides.
Regra geral, vale a pena realçar que, nos procedimentos de fotodepilação em que se utilizam equipamentos modernos e certificados, e se seguirem todas as recomendações pós-procedimento, não exitem quaisquer riscos sérios para a saúde. O problema reside mitas vezes no facto de a maioria dos salões de beleza e spa não possuirem as máquinas mais modernas, por serem muito caras. Um aspecto importante para que o tratamento seja feito com sucesso é o uso adequado dos equipamentos de fotodepilação e a escolha do procedimento adequado, tendo em conta as características individuais de cada cliente.

Portanto, a fotodepilação, hoje, é uma das melhores técnicas estéticas de remoção de pêlos indesejáveis e sua redução de crescimento. O efeito de depilação dura até 5-8 anos, especialmente nas áreas de virilha, axilas e pernas.

Beijos!!

By M Poupée



0 comentários:

Postar um comentário