sábado, 8 de dezembro de 2012

12 segredos que as manicures não querem que você saiba


Os riscos para comprometer sua saúde estão em todo lugar, inclusive nos salões de beleza.



Revelando alguns segredos

As mulheres procuram sua manicure nos salões de beleza para fazer a assepsia de suas unhas e cutícula. A intenção de deixar suas unhas impecáveis, com a cor de esmalte desejada é tão necessária que automaticamente passa despercebido os maiores perigos para sua saúde. Por melhor atendimento que você tenha de sua manicure, deve observar se tudo o que está sendo feito em suas unhas, o material que está sendo usado, e o procedimento estão corretos. Uma informação importante é que as cutículas não devem ser retiradas. Elas são uma proteção para as unhas.



Cuidados que devem ser observados

1 – O alicate, tesourinhas e outros instrumentos de metal auxiliares na manicure estão corretamente esterilizados para ser usado?

Observação: Normalmente você não vê os instrumentos na sua frente. E, devem ser retirados da autoclave na sua frente na temperatura correta para serem usados.

2 – Eu corro o risco de contaminação por outra pessoa através dos instrumentos de uso?

Observação: O Salão de beleza não dispensa clientes e nem mesmo em determinados casos pode saber se seu cliente tem algum quadro grave de saúde e não aparente. Portanto, você não está imune á doenças. E as pessoas mais suscetíveis são as pessoas com diabetes, câncer, HIV etc. Basta um pequeno “pic” em sua cutícula para os micro-organismos se instalarem e desencadear uma doença. Esta observação vale para as lixas de unhas e lixas para os pés.

3 – Os esmaltes oferecem algum risco á saúde nos salões?

Observação: Observe que todo o esmalte á mostra no salão para você escolher também já foram usados em unhas de outras pessoas, que porventura, poderiam estar com algum problema de saúde tipo micose entre outros fatores e isto poderia passar para você. Outro fator também é que normalmente os esmaltes são diluídos e compromete a qualidade do produto e a sua durabilidade.

4 – Outro fator que eu possa me contaminar?

Observação: Sim, pode. Observe se você está com peles levantadas nos dedos, picadas de insetos que ocasionaram algum ferimento, arranhões e principalmente se você tem o hábito de roer as unhas. Outro fator é quando não há o uso de luvas pelamanicure. São fatores que com certeza contribuem para a entrada de bactérias. Assim, você pode transmitir como também adquirir doenças.

5 – As soluções desinfetantes são eficazes?

Observação: Não. Nem todas são totalmente eficazes. Alguns micros organismos tolera o produto e não são fáceis de matar. Como falamos anteriormente, somente a autoclave é eficaz e o instrumento deve ser retirado na frente da cliente.

6 – Separador de dedos de espuma pode ser usado?

Observação: Estes objetos não podem ser esterilizados em autoclave. Somente metais. Portanto as lixas, bacias, pedra pome, separador de dedos com espuma transmitembactérias, fungos e vírus.

7 – Posso colocar meus pés na bacia?

Observação: estes recipientes podem estar cobertos de micróbios pois, é difícil de se conseguir uma higiene totalmente eficaz. Sendo que é usada por muitas pessoas, mesmo com plásticos descartáveis. Pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos descobriram típicas bactérias que podem originar furúnculos e erupções cutâneas.

8 – Posso tirar minha unha encravada com a manicure?

Observação: jamais! Este procedimento cabe especificamente aos especialistas como pedólogos e dermatologistas para dar um diagnóstico preciso de suas unhas. A manicure não pode atuar sobre este caso de forma alguma, pois não é sua especialidade e nem formação nesta área e pode comprometer ainda mais seu quadro. Cabe á manicure orientá-la em procurar um especialista.

9 – Tenho calos, devo retirá-los com a lixa no salão?

Observação: Calos são para serem observados e diagnosticados por especialistas como Calistas ou pedólogos.

10 – Devo lixar os pés no salão?

Observação: Não se devem lixar os pés para não engrossar ainda mais a pele. Como falamos anteriormente as lixas transmitem micro organismos e somente podem ser usadas se o salão lhe oferecer lixas descartáveis. Mas, se você não consegue ficar sem lixá-los faça você mesma em casa e com sua lixa. Exclusivamente sua.

11 – Tenho olho de peixe. Dói muito. Posso extraí-lo com minha manicure?

Observação: Em hipótese alguma! Este procedimento cabe ao clínico geral avaliar e em muitos casos é necessário cirurgia. Manicure não é médico. A manicure deve dar á você esta mesma resposta e orientá-la em procurar um especialista.

12 – Toalha higiênica no salão de beleza pode usar?

Observação: Mesmo você observando a limpeza e maciez destas toalhas, não terá a certeza de que estas foram devidamente lavadas com sabão antibacteriano e fervidas. Parece um exagero com a higiene não é mesmo? Mas estamos propensos há tudo num espaço público. Portanto é muito melhor prevenir.



Dicas para você fazer suas unhas com tranquilidade

Leve você mesma os instrumentos necessários para fazer suas unhas. Alguns itens básicos para fazer as unhas em casa ou no salão se preferir. Os produtos necessários são simples. Você precisa de um kit manicure composto por:

- Lixa de unha
- Alicate para remover o excesso de cutícula
- Alicate para cortar unha ou tesoura
- Espátula para empurrar a cutícula

- Pauzinho de laranjeira para limpar o excesso de esmalte das unhas
- Algodão
- Removedor de esmaltes
- Base de unha (pode-se optar por base fortalecedora)
- Óleo secante ou spray secante
- Creme hidrante para retirar cutículas ou creme para as mãos
- Esmaltes

- 2 toalhas higiênicas. Uma para as mãos e outra para os pés.

- Tenha consigo luva descartável se por acaso sua manicure não as tenha para usar.

- Ferva seus instrumentos de metal para estarem devidamente esterilizados para seu uso ou pode até mesmo adquirir sua autoclave para quando sua manicure for lhe atender. Uma hora antes do procedimento providencie para que seus instrumentos de metal estejam na autoclave para serem eficazmente esterilizados.

Evite mexer nas cutículas que estão machucadas. É recomendável neste caso, que não use esmalte até que o local esteja cicatrizado. Espere alguns dias para fazer suas unhas.

É de extrema importância que as manicures façam somente seu trabalho sem a necessidade de expor seu material de uso quando não há autoclave para esterilizar. Neste caso, quando se atende em domicílio. Ela deve ter consigo algodão embalado e luvas para lhe atender.


Gostaram??? By E Poupée
Beijocas!!!!!!

1 comentários:

Unknown disse...

Quero mais informações posso esterializar os instrumentos de metais envolvendo aluminio.

Postar um comentário